sexta-feira, 20 de junho de 2008

Presidente do Tribunal de Contas fala sobre Alberto Sampaio em Famalicão

Guilherme d'Oliveira Martins

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão convida os órgãos de comunicação social a participar na conferência nacional “A Geração de Alberto Sampaio – Histórias de Vida”, que se realiza amanhã, sábado, a partir das 15h00, no Centro de Estudos Camilianos, junto à Casa de Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão. O evento inserido nas Comemorações do Centenário da Morte de Alberto Sampaio (1908-2008) que estão a decorrer até ao final do ano, irá contar com a participação de familiares do historiador e de alguns dos seus amigos mais próximos, como António Nóvoa, descendente de Alberto Sampaio e reitor da Universidade de Lisboa e Guilherme de Oliveira Martins, familiar de Oliveira Martins e Presidente do Tribunal de Contas, entre outros.

Moderada pelo jornalista José Carlos de Vasconcelos, a mesa redonda irá então contar com a intervenções de oradores como António Nóvoa, Guilherme de Oliveira Martins, João Gomes de Abreu Lima, familiar de João Gomes de Abreu de Lima, João Afonso Machado, membro da família do Visconde de Pindela, José Vale de Figueiredo, representante da família de Luís de Magalhães e Manuel G. de Carvalho, representante da família de Jaime de Magalhães Lima.

As “Histórias de Vida” de Alberto Sampaio e de alguns dos seus amigos mais próximos constituirão assim o tema desta iniciativa cultural, onde são esperados familiares dos homenageados que não deixarão, por certo, de transmitir as suas “histórias”, muitas delas só conhecidas no círculo restrito da família. No átrio do Centro de Estudos Camilianos estarão em exposição livros da biblioteca do historiador com dedicatórias de amigos.

[Informação do Município de Vila Nova de Famalicão]

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Mesa redonda “A Geração de Alberto Sampaio – Histórias de Vida”:

Alberto Sampaio, Luís de Magalhães e Jaime de Magalhães Lima

Está em curso, desde 1 de Dezembro de 2007, o programa comemorativo do centenário da morte do historiador Alberto Sampaio (1841-1908), autor de As Vilas do Norte de Portugal e As Póvoas Marítimas, obras de referência da historiografia nacional.

Entre as diversas iniciativas que constam do programa, realiza-se no próximo dia 21 de Junho, pelas 15:00h, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, Vila Nova de Famalicão, a mesa redonda “A Geração de Alberto Sampaio: Histórias de Vida”. A entrada é livre.

Participam neste evento, moderado pelo Dr. José Carlos de Vasconcelos, o Prof. Doutor António Nóvoa, membro da Família de Alberto Sampaio, o Dr. Guilherme de Oliveira Martins, membro da Família de Oliveira Martins, o Eng.º João Gomes de Abreu Lima, membro da Família de João Gomes de Abreu de Lima, o Dr. João Afonso Machado, membro da Família do Visconde de Pindela, o Dr. José Vale de Figueiredo, representante da Família de Luís de Magalhães e Dr. Manuel G. de Carvalho, representante da Família de Jaime de Magalhães Lima.

As “Histórias de Vida” de Alberto Sampaio e de alguns dos seus amigos – Oliveira Martins, Jaime de Magalhães Lima, Luís de Magalhães, Visconde de Pindela e João Gomes de Abreu de Lima, constituirão assim o tema desta iniciativa cultural, onde são esperados familiares dos homenageados que não deixarão, por certo, de transmitir as suas “histórias”, muitas delas só conhecidas no círculo restrito da família. No átrio do Centro de Estudos Camilianos estarão em exposição livros da biblioteca do historiador com dedicatórias de amigos.

PROGRAMA

15:00h: Recepção dos participantes

15:15h: Sessão de Abertura, Presidente da Câmara Municipal, Arq. Armindo Costa

15:30h: Mesa redonda – 1.ª parte
Moderador: José Carlos de Vasconcelos, jornalista
Intervenientes
António Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa
Guilherme de Oliveira Martins, Presidente do Centro Nacional de Cultura
Manuel Gonçalves de Carvalho, professor do Ensino Secundário

17:00h: Pausa para café

17:30h: Mesa redonda – 2.ª parte
Moderador: José Carlos de Vasconcelos
Intervenientes
José Vale de Figueiredo, poeta e ensaísta
João Afonso Machado, advogado e escritor
João Gomes de Abreu Lima, engenheiro civil

19:00h: Sessão de encerramento

domingo, 1 de junho de 2008

Feliciano Ramos, sobre Alberto Sampaio e o espírito do lugar

"Alberto Sampaio era um paladino da terra de Entre-Douro-e-Minho, tinha o culto desta nação milenária. A fim de compreender a sua devoção histórica pelo Norte, não é indiferente uma romagem a Guimarães, sua cidade natal. Uma vez lá, convirá subir ao alto da colina histórica, que domina o povoado urbano, onde se fixa o rude e bravio rochedo, símbolo da nossa sólida e irremovível vitalidade. Aí se nos deparará essa relíquia militar das origens da Nação, o castelo de Guimarães com as torres quadrangulares, que projectam no céu a sua dentadura granítica; também se evocará, para além da sobriedade decorativa e escultórica da capela românica de S. Miguel do Castelo, as inquietações religiosas da gente da Fundação. Uma vez perante os Paços dos Duques de Bragança, que, na sua imponência arquitectónica, espelham ainda o vasto poder senhorial de outros tempos, descer-se-á até ao Claustro de S. Domingos, para lá memorar o passado pré-histórico de Portugal e as aspirações autonomistas das velhas populações do Minho. Depois disto, é ainda indispensável, para bem compreender o homem de Entre-Douro-e-Minho através dos tempos, percorrer o Museu de Alberto Sampaio, cujo recheio artístico e arqueológico é, em grande parte, um valoroso legado da gente do Norte. A leitura atenta dos Estudos Históricos e Económicos de Alberto Sampaio será magnificamente iluminada por esta romagem histórica, que é um dever para todos os portugueses."

Feliciano Ramos, Alberto Sampaio e a subjectividade das suas interpretações históricas, Coimbra, 1946, pp. 21-22.