quinta-feira, 3 de abril de 2008

Em Famalicão: Crianças à descoberta de Alberto Sampaio

Cerca de 100 crianças do Centro Social e Cultural de Bairro, de Vila Nova de Famalicão, participam na próxima sexta-feira, dia 4, pelas 15h00, numa actividade educativa que tem como tema o historiador Alberto Sampaio. A partir do livro infantil “Histórias do Tio Alberto”, as crianças são convidadas a assistir a um espectáculo de imagens e marionetas, num momento único de cor, luz e movimento.

A iniciativa que tem como principal objectivo cativar as crianças para a vida e obra de Alberto Sampaio insere-se no âmbito do programa comemorativo do centenário da morte do historiador, que está a decorrer até ao final do ano de 2008, e é promovido pelas Câmaras Municipais de Vila Nova de Famalicão, Guimarães e pela Sociedade Martins Sarmento e Museu de Alberto Sampaio.

Esta actividade educativa é apenas uma das muitas que se destinam ao público infantil e jovem e que têm vindo a decorrer em vários espaços do concelho. Na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco todas as segundas-feiras, de quinze em quinze dias, a história de Alberto Sampaio é contada às crianças do concelho de Famalicão, através da apresentação da peça de teatro de Marionetas “Histórias do Tio Alberto”, a cargo da Companhia de Teatro e Marionetas Mandrágora.

A Biblioteca Municipal foi também o palco para a realização de um ateliê intitulado “O Meu Livro de Alberto”, onde cerca de 20 crianças foram convidadas a escrever e ilustrar a sua própria “História de Alberto”, utilizando papel e cartão, cola, papel colorido autocolante, marcadores, lápis de cera, entre outros. No final o resultado foi surpreendente, com histórias para todos os gostos.

[Informação do Município de Vila Nova de Famalicão]

Sem comentários: