sábado, 25 de outubro de 2008

Congresso "Alberto Sampaio, Ontem e Hoje"

[clicar na imagem, para ampliar]
Cartaz do Congresso

No quadro do programa das comemorações do Centenário de Alberto Sampaio, realiza-se, nos próximos dias 27 a 29 de Novembro, em Guimarães e em Vila Nova de Famalicão, o Congresso Alberto Sampaio, Ontem e Hoje, que reunirá especialistas de diversas áreas do saber, os quais irão debater a influência de Alberto Sampaio e da sua obra científica nos dias de hoje.

Há muito que Alberto Sampaio é reconhecido como pioneiro dos estudos de história económica e social em Portugal, tendo sido um dos iniciadores da investigação das temáticas da história agrária no nosso país, com a publicação na Revista de Guimarães, em 1885, do primeiro artigo da série A propriedade e a cultura do Minho, a que daria continuidade com a sua obra mais conhecida, As vilas do Norte de Portugal. Com os textos sobre o Norte marítimo e As póvoas marítimas, outra das suas obras maiores, Alberto Sampaio deu também um forte impulso inicial aos estudos sobre a problemática do desenvolvimento marítimo. Ao longo de mais de duas décadas construiu uma obra sólida que o transformaria numa das referências incontornáveis da nossa cultura.

Alberto Sampaio foi, essencialmente, um historiador. Porém, o seu trabalho científico nunca se confinou aos limites da História, trabalhando sempre numa perspectiva multidisciplinar, que abrange áreas do saber que vão da Arqueologia à Geografia, da Economia à a Política, da Etnografia à Sociologia ou à Linguística.

O Congresso Alberto Sampaio, Ontem e Hoje propõe-se revisitar a obra do historiador, destacando a sua influência na produção científica dos tempos que correm, proporcionando um momento de convergência de olhares de especialistas que se posicionam em diferentes áreas das ciências humanas e sociais e que se repartirão por sete secções:

- Arqueologia, coordenada por Francisco Sande Lemos, da Universidade do Minho

- Arquitectura, coordenada por Paulo Providência, da Universidade de Coimbra

- Demografia e População, coordenada por Norberta Amorim, da Universidade do Minho

- História das Ideias, coordenada por Norberto Cunha, da Universidade do Minho

- História Económica, coordenada por J. M. Amado Mendes, da Universidade de Coimbra

- Ordenamento do Território, coordenada por Álvaro Domingues, da Universidade do Porto

- Sociologia, coordenada por Albertino Gonçalves, da Universidade do Minho.

As inscrições para participar no Congresso Alberto Sampaio, Ontem e Hoje, são gratuitas e estão abertas até ao próximo dia 20 de Novembro.

Mais informações em http://www.albertosampaio.blogspot.com/. Os pedidos de informações deverão ser encaminhados através do seguinte endereço de correio electrónico: mailto:albertosampaio2008@gmail.com

O Congresso Alberto Sampaio, Ontem e Hoje é uma iniciativa da Comissão Organizadora do Centenário de Alberto Sampaio, que reúne a Câmara Municipal de Guimarães, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o Museu de Alberto Sampaio e a Sociedade Martins Sarmento.

A Comissão Organizadora.

Descarregar ficha de inscrição


Sem comentários: