terça-feira, 28 de outubro de 2008

O Centenário do nascimento de Alberto Sampaio em Guimarães

Rua da Rainha, Guimarães, numa fotografia da primeira metade do séc. XX. A seta assinala a casa onde nasceu Alberto Sampaio.

No dia 15 de Novembro de 1941, foi assinalado em Guimarães o centenário do nascimento de Alberto Sampaio, com um conjunto de actos que incluíram o descerramento da placa indicativa na rua que tem o nome do historiador, a colocação de uma outra placa na casa onde nasceu, na Rua da Rainha, e a aposição da primeira pedra do seu monumento, no Largo dos Laranjais. Aqui se transcreve a notícia sobre esta homenagem que então foi publicada pelo jornal O Comércio de Guimarães, na sua edição de 21 daquele mês:


A homenagem que Guimarães prestou à memória de Alberto Sampaio

Nem a chuva impertinente e teimosa que caiu durante todo o dia de sábado, nem a circunstÂncia de se tratar de um dia de trabalho e de feira, diminuíram o brilho das cerimonias com que nesse dia Guimarães iniciou as homenagens prestadas à memoria de Alberto Sampaio, vimaranense insigne e português de lei.

Já a imprensa diária lhe deu o preciso relevo, o que não quer dizer que o nosso jornal não arquive as passagens mais importantes que honraram a cidade que as promoveu.

A missa realizada na Colegiada, teve a assistência dos membros da família do homenageado, das autoridades civis e eclesiásticas, dos Organismos Corporativos, de Magistrados, Legião e Academia, funcionários públicos, colégios, muitas senhoras, Bombeiros Voluntários, agremiações católicas e civis com os seus estandartes, e muitas centenas de fieis. Foi celebrante o ilustre Arcipreste local.

O Museu que está contíguo ao templo e tem o nome de Alberto Sampaio, teve abertas as suas portas durante o dia, e lindas e mimosas flores atapetavam o seu solo. Enternecedora ideia 1

Às 15 ½ horas, na Avenida 31 de Janeiro, foi solenemente descerrada a placa que dá o nome do ilustre Morto àquela artéria.

Foi um acto soleníssimo, não só pela enorme afluência de pessoas que se apinhou no espaçoso largo, mas pela brilhante oração proferida pelo ilustre feitor do Liceu de Guimarães, o nosso prezado amigo o snr. dr. Feliciano Ramos.

Sua exa., que é um erudito e a quem a instrução deve já relevantes serviços, focou Alberto Sampaio em todas as suas facetas, fazendo-o com brilho e erudição, prendendo a atenção do auditório, selecto e muito numeroso.

A chuva, que nessa altura caía sem cessar, não afastou a concorrência, entre a qual se viam as nossas autoridades civis e religiosas, professores dos nossos estabelecimentos de ensino e culturais, escolas, colégios, Bombeiros, agremiações corporativas, muitos estudantes, Comandante e Oficiais da L. P., Academia, clero, etc. etc. A placa foi descerrada pela sobrinha do Morto a ex.ma snr.ª D. Emília Leal de Sampaio.

O cortejo, muito numeroso, seguiu para a rua da Republica, onde ia descerrar-se uma lápide na casa onde nasceu um dos mais ilustres Vimaranenses.

Junto à mesma, o vice-presidente da Sociedade Martins Sarmento, o snr. dr. Augusto Gomes de Castro Ferreira da Cunha, proferiu um primoroso discurso, salientando os profundos laços de amizade e afinidades espirituais e culturais que ligaram, em vida, os dois Sábios, - Alberto Sampaio e Martins Sarmento.

Em seguida, a sobrinha do Morto, a exma. snr.ª D. Maria Henriqueta Leal Sampaio de Carvalho, descerrou a lápide, ouvindo-se uma calorosa salva de palmas.

No Largo dos Laranjais, realizou-se em seguida o lançamento da 1.ª pedra para o Monumento que ali vai erguer se a Alberto Sampaio.

Apesar da chuva copiosa que teimava molhamos, o largo encheu-se por completo, vendo-se entre a assistência, não só a família do homenageado, mas as autoridades e pessoas de representação.

O sobrinho do Morto o snr. conselheiro dr. Leal Sampaio, lançou as moedas na caixa, após o que foi cimentada a primeira pedra. O ilustre presidente da Câmara de Guimarães, leu uma formosa alocução, pondo em relevo a cultura de Alberto Sampaio, o amor entranhado que sempre dedicou à sua Terra, que agora, muito justamente, lhe perpetua a memória e o aponta aos vindouros, como exemplo a imitar e a seguir.

Estava terminada a 1.ª parte das homenagens a prestar a Alberto Sampaio, que continuarão no 1.° de Dezembro, com a romagem ao seu tumulo.

Como acima dizemos, estiveram em Guimarães os sobrinhos do Morto, o exmo. snr. Conselheiro Dr. António Vicente Leal Sampaio, exma. Irmã, Filha, Genro e netos, que foram hóspedes de seu primo o nosso prezado amigo e considerado capitalista e proprietário o snr. José da Costa Vaz Vieira.

Sem comentários: