segunda-feira, 3 de março de 2008

"Os Frutos da Terra em Alberto Sampaio" em itinerância pelas escolas de Famalicão

A exposição “Os frutos da terra em Alberto Sampaio” que esteve patente no Museu Bernardino Machado, vai amanhã, terça-feira, dia 4, iniciar a sua itinerância pelas escolas do concelho. Pelas 10h00, a mostra documental é inaugurada na Escola EB 2,3 Júlio Brandão, sita na Rua Padre António José Carvalho Guimarães, onde estará patente até dia 28 de Março.

Com esta itinerância, a Câmara Municipal de Famalicão pretende “levar a figura de Alberto Sampaio o mais próximo possível da comunidade escolar, aguçando-lhes a curiosidade pela nossa história e pelas nossas personalidades históricas”, como refere a propósito o presidente da autarquia, Armindo Costa.

Refira-se que a mostra dá a conhecer a atenção e o carinho que o historiador dedicava à agricultura e à vitivinicultura reunindo diplomas e medalhas de concursos, catálogos de viveiros nacionais e internacionais, livros especializados sobre os diversos assuntos agrícolas e cartas trocadas com os amigos.

A exposição transporta o visitante até à Quinta de Boamense, em Vila Nova de Famalicão onde Alberto Sampaio viveu durante bastante tempo e onde se dedicou à terra. Por uns momentos, o olhar repousa no verde dos campos, nos castanhos outonais das árvores do Sobreiral, nas cores vivas dos frutos e das flores que, aqui e além, pincelam esta tela campestre. Embalam-nos os sons da litania da água do rio Pelhe, a correr ao fundo da mata, as vozes dos homens na sua faina de sol a sol, misturadas com os trinados das aves e os sons da folhagem agitada pelo vento. Envolvem-nos os aromas fortes da terra mãe.

Vila Nova de Famalicão, 3 de Março de 2008

(Informação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão)

Sem comentários: