Com esta itinerância, a Câmara Municipal de Famalicão pretende “levar a figura de Alberto Sampaio o mais próximo possível da comunidade escolar, aguçando-lhes a curiosidade pela nossa história e pelas nossas personalidades históricas”, como refere a propósito o presidente da autarquia, Armindo Costa.
Refira-se que a mostra dá a conhecer a atenção e o carinho que o historiador dedicava à agricultura e à vitivinicultura reunindo diplomas e medalhas de concursos, catálogos de viveiros nacionais e internacionais, livros especializados sobre os diversos assuntos agrícolas e cartas trocadas com os amigos.
A exposição transporta o visitante até à Quinta de Boamense, em Vila Nova de Famalicão onde Alberto Sampaio viveu durante bastante tempo e onde se dedicou à terra. Por uns momentos, o olhar repousa no verde dos campos, nos castanhos outonais das árvores do Sobreiral, nas cores vivas dos frutos e das flores que, aqui e além, pincelam esta tela campestre. Embalam-nos os sons da litania da água do rio Pelhe, a correr ao fundo da mata, as vozes dos homens na sua faina de sol a sol, misturadas com os trinados das aves e os sons da folhagem agitada pelo vento. Envolvem-nos os aromas fortes da terra mãe.
Vila Nova de Famalicão, 3 de Março de 2008
(Informação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão)
Sem comentários:
Enviar um comentário