quinta-feira, 19 de junho de 2008

Mesa redonda “A Geração de Alberto Sampaio – Histórias de Vida”:

Alberto Sampaio, Luís de Magalhães e Jaime de Magalhães Lima

Está em curso, desde 1 de Dezembro de 2007, o programa comemorativo do centenário da morte do historiador Alberto Sampaio (1841-1908), autor de As Vilas do Norte de Portugal e As Póvoas Marítimas, obras de referência da historiografia nacional.

Entre as diversas iniciativas que constam do programa, realiza-se no próximo dia 21 de Junho, pelas 15:00h, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, Vila Nova de Famalicão, a mesa redonda “A Geração de Alberto Sampaio: Histórias de Vida”. A entrada é livre.

Participam neste evento, moderado pelo Dr. José Carlos de Vasconcelos, o Prof. Doutor António Nóvoa, membro da Família de Alberto Sampaio, o Dr. Guilherme de Oliveira Martins, membro da Família de Oliveira Martins, o Eng.º João Gomes de Abreu Lima, membro da Família de João Gomes de Abreu de Lima, o Dr. João Afonso Machado, membro da Família do Visconde de Pindela, o Dr. José Vale de Figueiredo, representante da Família de Luís de Magalhães e Dr. Manuel G. de Carvalho, representante da Família de Jaime de Magalhães Lima.

As “Histórias de Vida” de Alberto Sampaio e de alguns dos seus amigos – Oliveira Martins, Jaime de Magalhães Lima, Luís de Magalhães, Visconde de Pindela e João Gomes de Abreu de Lima, constituirão assim o tema desta iniciativa cultural, onde são esperados familiares dos homenageados que não deixarão, por certo, de transmitir as suas “histórias”, muitas delas só conhecidas no círculo restrito da família. No átrio do Centro de Estudos Camilianos estarão em exposição livros da biblioteca do historiador com dedicatórias de amigos.

PROGRAMA

15:00h: Recepção dos participantes

15:15h: Sessão de Abertura, Presidente da Câmara Municipal, Arq. Armindo Costa

15:30h: Mesa redonda – 1.ª parte
Moderador: José Carlos de Vasconcelos, jornalista
Intervenientes
António Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa
Guilherme de Oliveira Martins, Presidente do Centro Nacional de Cultura
Manuel Gonçalves de Carvalho, professor do Ensino Secundário

17:00h: Pausa para café

17:30h: Mesa redonda – 2.ª parte
Moderador: José Carlos de Vasconcelos
Intervenientes
José Vale de Figueiredo, poeta e ensaísta
João Afonso Machado, advogado e escritor
João Gomes de Abreu Lima, engenheiro civil

19:00h: Sessão de encerramento

Sem comentários: