quarta-feira, 26 de novembro de 2008

"Obras", de Alberto Sampaio: lançamento no dia 28 de Novembro

No próximo dia 28, pelas 19h00, é apresentado ao público o livro Alberto Sampaio: Obras, uma colectânea que reúne a obra científica de Alberto Sampaio, numa edição da Sociedade Martins Sarmento que assinala o centenário do historiador. O evento, com entrada livre, terá lugar no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, à margem do Congresso "Alberto Sampaio, Ontem e Hoje".

O volume Obras, de Alberto Sampaio, reúne, ao longo de quase 600 páginas, os mais significantes escritos do Historiador. Em primeiro lugar são publicados cinco ensaios que ocupam um lugar central na obra de Alberto Sampaio, inseridos em sequência cronológica, com o propósito de proporcionar a compreensão da génese e do processo de construção do pensamento histórico do autor. Em seguida, publicam-se quatro textos reveladores da atenção de Alberto Sampaio em relação à realidade do mundo em que vivia e da sua preocupação em contribuir para o progresso da sua terra e do seu país. Seguem-se dois textos de evocação de dois vultos da cultura portuguesa do seu tempo, figuras centrais da sua vida e da sua obra, os seus amigos Antero de Quental e Francisco Martins Sarmento. No final do volume, inseriram-se oito notas e recensões bibliográficas que Alberto Sampaio publicou dispersamente. O prefácio é do Professor José Amado Mendes, prestigiado especialista em História Económica, da Universidade de Coimbra.

O livro estará à venda na Sociedade Martins Sarmento, no Centro de Estudos Camilianos e nas livrarias. No dia do lançamento, o volume terá um preço especial.

Sem comentários: