sábado, 5 de janeiro de 2008

Teatro de marionetas: Histórias do Tio Alberto

No âmbito do programa comemorativo do centenário de Alberto Sampaio, em colaboração com o Teatro e Marionetas de Mandrágora, estão abertas as marcações para as representações das “Histórias do Tio Alberto”, teatro de marionetas destinado a alunos dos Jardins-de-infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A peça tem a duração de 30 minutos, destinando-se a um público de até 60 alunos em cada representação. As marcações são efectuadas na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, pelo telefone n.º 252 312 699 ou pelo seguinte endereço de correio electrónico: bibliotecamunicipal@vilanovadefamalicao.org.

Este teatrinho de marionetas, que estreará nos próximos dias 11, no Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, e 14, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, é uma adaptação do livro infantil “História de Alberto” de Emília Nóvoa Faria. Numa narrativa colorida, muito divertida e cheia de sons, contam-se episódios da vida de Alberto Sampaio, um grande historiador do nosso século XIX.

O Tio Alberto é um homem com sessenta anos, apaixonado pelo Minho e pela nossa História. Adora viver na sua Quinta de Boamense, perto de Vila Nova de Famalicão. Margarida, a criada que o viu nascer, era uma mulher minhota, muito despachada, que gostava muito de cozinhar. Só ela sabia fazer aquela deliciosa marmelada, muito apreciada por todos, até pelo Sapo! Alberto e o seu irmão José andavam sempre agarrados às saias da Margarida… pareciam abelhinhas às voltas na sua cozinha onde o cheirinho a doces era como o mel.

Os dois manos eram inseparáveis. Brincavam juntos, juntos trepavam às árvores e juntos iam para o Real Colégio de D. Fernando, em Landim. No primeiro dia de aulas, Alberto teve uma grande dor de barriga. O Sebastião levava-os ao Colégio num carro puxado por dois lindos cavalos, o Liró e o Talvai. Já homenzinhos, José e Alberto, depois de estudarem em Braga, partiram para Coimbra, a cidade dos doutores. Alberto fez logo amizade com um rapaz açoriano de olhos muito azuis, de seu nome Antero de Quental. Ficaram amigos para sempre.

O Tio Alberto não gostava de viver na cidade e, por isso, decidiu ir para Boamense onde se sentia feliz. Na Quinta, passava o tempo a estudar História e a tratar das vinhas. Um dia, o seu amigo Martins Sarmento pediu-lhe para organizar a 1.ª Exposição Industrial de Guimarães. O Tio Alberto meteu logo mãos à obra! Em Guimarães, festejou-se a inauguração da exposição no Palácio de Vila-Flor com muitos foguetes e uma banda de música. Cansado, mas satisfeito com o sucesso da exposição, o Tio Alberto dedicou-se, então, a escrever dois livrinhos muito importantes para conhecermos a nossa terra e a vida dos nossos antigos avós – “As Vilas do Norte de Portugal” e “As Póvoas Marítimas”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muitos do seus bonecos marionetes
Mas eu queri uma ajuda sua,pra o senhor fazer oboneco desses pra eu te pago(é pra o dia 12/12/2008, por favor mim ajude)que aprofessoro de Educação fisíca que pediu,e eu ñ achei niguém que saiba fazer aque na minha rua por favor mim ajude ......
Meu nome é: gabriela cardoso
Minha cidade é:Salvador-Ba
Morro na rua : Desembargador julio de brito, nª127.
Baixa de quintas.
Tele:32340770
beijão xau mim ajude já dei meu indereço.....