segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

No lançamento da "História de Alberto"

Começo por agradecer a vossa presença neste fim de tarde para assistirem ao lançamento do livro “História de Alberto”, um livro escrito a pensar nos mais pequenos.

Antes de apresentar o livro, permitam-me alguns agradecimentos. À Dr.ª Isabel Fernandes, Directora do Museu e membro da Comissão Organizadora das Comemorações, pelo entusiasmo que me transmitiu desde o primeiro momento e pelo apoio incondicional à publicação do livro. Agradeço também ao Dr. Emídio Ribeiro, administrador da Editora Campo das Letras, pela aposta editorial que fez na “História de Alberto”.

O projecto de escrever o livro “História de Alberto”, baseado na vida de Alberto Sampaio, surgiu de uma proposta apresentada pela Dr.ª Isabel Fernandes. O projecto pareceu-me aliciante e irrecusável. O livro aí está para ser avaliado pelos meus melhores críticos, os leitores de palmo e meio!

Há sempre duas componentes importantes num livro infantil: o texto e a ilustração. Uma não vive sem a outra e, como tal, deverá haver uma sintonia entre ambas de forma a cativar a atenção e o interesse do pequeno leitor. Não posso pois de deixar de realçar o excelente trabalho de ilustração da Fedra Santos. A combinação da fotografia com o desenho, resultou, na minha opinião, perfeita! As fotografias apresentadas no livro no início de cada capítulo (de Alberto Sampaio, das casas onde nasceu e viveu, do seu amigo predilecto Antero de Quental, de lugares que frequentou) permitem não só recriar os cenários da história, como emprestam um toque de realismo e, consequentemente, de maior envolvimento do leitor com a personagem principal, Alberto Sampaio. Os desenhos da Fedra, esses falam por si como teremos oportunidade de ver de seguida.

Na escrita do livro tivemos em conta a selecção de acontecimentos que por um lado evidenciassem quem foi Alberto Sampaio, por outro despertassem o interesse das crianças por conhecerem o personagem principal. Apostamos por isso numa narrativa com predominância de diálogos, aos quais juntamos alguns “ingredientes” essenciais em histórias infantis – a fantasia e humor.

[Palavras de Emília Nóvoa Faria, no lançamento do livro História de Alberto, no Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, no dia 1 de Dezembro de 2007]

Sem comentários: