sábado, 1 de dezembro de 2007

A Sociedade Martins Sarmento na morte de Alberto Sampaio

No dia 2 de Dezembro de 1908, em reunião da Direcção da Sociedade Martins Sarmento, o seu Presidente, Pedro Guimarães, transmitiu a informação do falecimento de Alberto Sampaio, sócio honorário daquela instituição. Esta notícia, bem como as decisões então tomadas pela Direcção da Sociedade, consta na respectiva acta:

"Em sessão de 2 de Dezembro, o snr. Presidente disse que era com sentida mágoa que vinha comunicar à direcção o triste passamento do snr. dr. Alberto da Cunha Sampaio que esta Sociedade contava no número dos seus sócios honorários mais ilustrados e que mais se distinguiram pelos serviços que lhe deram maior impulso. Disse mais, que era largo o rol desses serviços, e que ele os prestara não só a esta Sociedade como a toda a cidade e concelho de Guimarães, avultando o da Exposição Industrial deste concelho, em 1884, para a qual trabalhou denodadamente, vencendo só por si muitos obstáculos, que então surgiram, conseguindo que esse acontecimento fosse uma glória para Guimarães como o foi para ele, seu principal promotor. Assíduo colaborador da Revista de Guimarães, órgão desta Sociedade, os seus artigos são verdadeiras provas da sua alta inteligência e saber, sendo depois de Martins Sarmento, o vimaranense que mais ilustrou a sua terra, como escritor primoroso, revelador duma alta capacidade mental. Que a sua perda era deveras para sentir por esta Sociedade, que muito lhe devia, e abria nos seus membros uma lacuna que tarde seria preenchida. Propunha que na acta desta sessão fosse exarado um voto de sentimento por tão triste incidente; que a direcção se fizesse representar no funeral que se realizaria na freguesia de Cabeçudos, concelho de Famalicão; que, no edifício desta Sociedade, houvesse as respectivas demonstrações fúnebres, e que, finalmente, se mandasse desde já pintar a óleo o retrato do ilustre extinto, como homenagem à sua memória. Esta proposta foi muito aplaudida e aprovada por unanimidade."

O retrato de Alberto Sampaio que figura no início desta nota, da autoria do pintor Mário Cardoso, é o que a Direcção da Sociedade Martins Sarmento decidiu mandar pintar na sua reunião de 2 de Dezembro de 1908.

Sem comentários: