sexta-feira, 30 de novembro de 2007

1 de Dezembro: abertura das comemorações do Centenário

No dia 1 de Dezembro de 2007, sábado, no Museu de Alberto Sampaio, iniciam-se oficialmente as Comemorações do centenário da morte de Alberto Sampaio (1908-2008), o qual nasceu em Guimarães, na rua da Rainha, a 15 de Novembro de 1841 e faleceu, em Famalicão, na sua Quinta de Boamense, a 1 de Dezembro de 1908.

O programa das comemorações é um trabalho de equipa entre duas Câmaras Municipais – a Câmara Municipal de Guimarães e a Câmara Municipal de Famalicão – e duas instituições culturais – a Sociedade Martins Sarmento e o Museu de Alberto Sampaio. A estas comemorações estão também ligadas três Universidades – a Universidade do Minho, a Universidade do Porto e a Universidade de Coimbra. Directamente envolvidos nestas comemorações estão diversos técnicos das autarquias de Guimarães e de Vila Nova de Famalicão, da Sociedade Martins Sarmento, do Museu de Alberto Sampaio e a família do homenageado.

A Comissão de Honra das Comemorações é constituída pelo Senhor Presidente da República, pela Senhora Ministra da Cultura, pelo Senhor Reitor da Universidade do Minho e pelos Presidentes das Câmaras Municipais de Guimarães e de V. N. de Famalicão, pelo Presidente da Sociedade Martins Sarmento, pela Directora do Museu de Alberto Sampaio e pela Família de Alberto Sampaio.

Para o dia 1 de Dezembro, no Museu de Alberto Sampaio, a partir das 16 horas, estão programadas as seguintes actividades:

16h00 Inauguração da exposição “Alberto Sampaio: exposição bibliográfica”

Exposição bibliográfica onde são apresentadas obras da biblioteca pessoal do historiador, doada ao Museu de Alberto Sampaio em 2005.

A exposição estará patente ao público entre 1 Dezembro 2007 e 31 Março de 2008.

16h45 Actuação do Grupo Instrumental do Grupo Coral da Justiça

O Grupo Coral da Justiça foi fundado em 1984, no Porto, e tem por lema uma conhecida frase de Alberto Sampaio – “Nunca se perde tempo com aquilo que amamos”.

17h15 Sessão solene

18h00 Pausa para café

18h20 Lançamento do livro infantil “História de Alberto”

O livro é da autoria de Emília Nóvoa Faria e é ilustrado por Fedra Santos. Trata-se de um livro dedicado aos mais jovens e publicado pela Editora Campo das Letras num projecto em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e que recebeu o apoio da Rede Portuguesa de Museus.

Sem comentários: