sexta-feira, 23 de novembro de 2007

História de Alberto

No âmbito das Comemorações do Centenário da Morte de Alberto Sampaio, com início no Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, no próximo dia 1 de Dezembro de 2007 e encerramento a 1 de Dezembro de 2008, em Vila Nova de Famalicão, numa organização conjunta das Câmaras Municipais de Vila Nova de Famalicão e Guimarães, Museu Alberto Sampaio e Sociedade Martins Sarmento, a editora Campo da Letras publica a obra de literatura para a infância, “História de Alberto”, escrita por Emília Nóvoa Faria e ilustrada por Fedra Santos.

«A minha biblioteca em Boamense era o meu cantinho predilecto. Ali recebia os meus melhores amigos. Além do Antero, por lá passaram o Luís de Magalhães, um político muito conhecido, o Jaime de Magalhães Lima, escritor e mestre nas coisas agrícolas, o Oliveira Martins, historiador e político, e muitos outros que, de quando em quando, me visitavam. Também era aí, no meio dos velhos livros de folhas amarelecidas, que passava horas a fio a ler e a investigar. Interessei-me, por exemplo, pelos romanos quando estiveram na Península Ibérica.

– Não conheço ninguém tão coca-bichinhos como tu – disse-me o Antero quando lhe falei da minha ideia de escrever sobre as vilas dos romanos no Norte de Portugal.»

Emília Nóvoa Faria nasceu na Póvoa de Varzim, em Janeiro de 1957. Licenciou-se em Engenharia Química pela Universidade do Porto, tendo desenvolvido actividade profissional na Indústria do Papel a partir de 1982. Em 2002 ingressou no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, como técnica superior, onde actualmente trabalha. No seu percurso pessoal dedicou-se desde muito cedo ao estudo e divulgação da obra do historiador Alberto Sampaio, tendo publicado, com a chancela da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Sociedade Martins Sarmento, vários trabalhos. No âmbito da literatura infantil é autora do livro "História de um Presidente", editado pelo Museu Bernardino Machado e de "Os Anões da Floresta e do Papel", edição da Associação Portuguesa da Indústria de Pasta e Papel.

Fedra Santos nasceu em Freamunde, em 1979. Concluiu em 2002 o curso de licenciatura em Design de Comunicação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Tem desenvolvido trabalhos sobretudo na área do design e ilustração. Actualmente, é sócia do atelier de design Furtacores, onde a ilustração e o desenho têm lugar privilegiado.

Sem comentários: