domingo, 3 de fevereiro de 2008

Inauguração da exposição “Os frutos da terra em Alberto Sampaio”

No passado dia 26 de Janeiro foi inaugurada, no Museu Bernardino Machado, a exposição “Os frutos da terra em Alberto Sampaio” – uma iniciativa inserida no programa das Comemorações do Centenário da morte do historiador –, que resultou de uma candidatura do Museu Bernardino Machado e do Museu de Alberto Sampaio, apresentada na área das Parcerias, à Rede Portuguesa de Museus.

A exposição, subordinada aos temas rurais e agrícolas que motivaram Alberto Sampaio, dividiu-se por 6 áreas, designadamente a vinha, o campo, a mata, o pomar, a horta e o jardim, identificadas com as matérias de estudo e de experimentação por ele levadas a cabo na Quinta de Boamense. Deram-se assim a conhecer alguns dos muitos apontamentos manuscritos do historiador sobre as mais diversas plantações, desde árvores e vides até “novidades” hortícolas e flores, apontamentos que contêm o registo do que de mais significativo lhe importava reter. Apresentaram-se também catálogos de viveiros nacionais e internacionais da sua biblioteca, muitos deles anotados e a partir dos quais encomendava, não raras vezes, produtos ainda não comercializados em Portugal. O conjunto de citações retirado da sua correspondência é também um manancial de interessantes e curiosas informações. Na correspondência com Luís de Magalhães, dominavam claramente os assuntos da agricultura e da vitivinicultura, enquanto a horticultura, a jardinagem e a floresta eram temas recorrentes nas cartas trocadas com Jaime de Magalhães Lima. A apreciação dos vinhos, essa estava entregue aos seus velhos amigos Antero de Quental e Oliveira Martins.

Após a inauguração da exposição pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Arq. Armindo Costa, actuou o Grupo de Cantadores ao Desafio Famalicense. Alberto Sampaio e os seus vinhos verdes deram o mote a estes notáveis cantadores. Por fim, serviu-se vinho da Quinta de Boamense, acompanhado de pão-de-ló. A exposição vai estar patente ao público no Museu Bernardino Machado até ao próximo dia 2 de Março, iniciando, a seguir, uma itinerância pelas escolas dos concelhos de Vila Nova de Famalicão e de Guimarães.

Sem comentários: