domingo, 17 de fevereiro de 2008

Alberto Sampaio na Revista de Guimarães (1)



RESPOSTA A UMA PERGUNTA

Convirá promover uma exposição industrial em Guimarães?


Se a minha palavra valesse a pena de se ouvir, se fosse de qualquer utilidade a minha opinião, desde há muito teria acompanhado os que ultimamente já falando ou escrevendo, já organizando sociedades de estudo ou criando escolas, já fomentando pequenas exposições, quer enfim forçando a administração a proceder ao inquérito de 1881, estão tentando lançar no espírita público uma ideia nova, “a necessidade da criação duma indústria nacional”.

Deste movimento, que apenas começou ontem, sairá sem dúvida um novo modo de ser do nosso país, se por ventura aquela noção entrar definitivamente no pensamento português, e se vier na realidade a converter-se em facto.

Antes todavia de se chegar ao fim proposto, primeiro que a agitação iniciada comova o corpo social até se transformar em vontade de todos, será longo o caminho a percorrer, haverá uma enorme multiplicidade de esforços a empregar.

Na grandeza do trabalho, que se depara, algumas poucas linhas, corno as que se vão seguir, nenhum serviço poderão prestar pelo seu próprio valor, mas se chamarem a atenção de poucas pessoas que seja para o assunto, terão apenas o merecimento de concorrer numa pequeníssima parte sim, mas enfim concorrer também para o resultado final.

Posto isto, é claro que me não proponho dar novidades, mas, simplesmente repetindo, insistir no que se tem dito e escrito a tal respeito.

[…]

in Alberto Sampaio, "Resposta a uma pergunta. Convirá promover uma exposição industrial em Guimarães?", Revista de Guimarães, n.º 1, 1884, p. 25-34.

continuar a ler…

Sem comentários: